Blogger Template by Blogcrowds.

Tempero novo no Caruru dos Sete Poetas

Em sua sétima edição, o recital anual de poesias de Cachoeira promete passar por um rito de transformação nos próximos anos, mas não chegará ao fim.


No sábado, 25 de setembro, o Caruru dos Sete Poetas: Recital com Gostinho de Dendê, promovido pela Casa de Barro Cultura Arte Educação completou seu ciclo de sete edições. O recital este ano homenageou os poetas Ediney Santana, Orlando Pinho, Edgar Vellame, Tiago Oliveira, Luiz Miranda, Andersen Figueiredo e a poetisa Índia Sônia. Participaram também desta edição o músico Elder Oliveira e a malabarista Poli Costa.
De acordo com um dos organizadores do evento, João de Moraes, poeta e gestor cultural da Casa de Barro, o Caruru não chegará ao fim, mas passará por uma espécie de renascimento nos próximos anos; trará novas idéias para explorar outras dimensões da poesia.
Ainda na visão do poeta cachoeirano, a cidade necessita da implementação de um plano de leitura e suportes para implantar políticas culturais de modo que não se faça do recital de poesias um acontecimento apenas festivo, mas um espaço que envolva escritores locais, escolas públicas da região e que auxilie na construção de um diálogo entre órgãos públicos e sociedade civil.
As pretensões para as próximas edições do Caruru é trazer também poetas estrangeiros e levar o recital para os “sete cantos do mundo”. O intuito do evento é promover um momento de celebração e intercâmbio assim como acontece com os sete meninos que se servem do caruru nos ritos do Candomblé.
Perguntado sobre a diferença entre poesia e poema e qual a importância de tê-los recitados na voz do próprio autor, João de Moraes explica que “A poesia é o sentimento, o estado em que se está. Já o poema é a materialização deste sentimento, é o resultado da poesia. Numa sociedade do espetáculo como é a nossa, é importante que as pessoas parem para escutar”. E completa parafraseando Antônio Cândido: “O poeta é aquele que lê o mundo, desfaz e refaz”; está aí a importância de ser homenageado.

Galeria de fotos:

Os poetas do Caruru - 2010   Foto: Laiana Matos


A lua que poetisou ainda mais a noite
Foto: Lorena Morais

Ouvintes da poesia da sétima edição do recital
Foto: Laiana Matos


Quem também saboreou o caruru
Foto: Lorena Morais






5 Comments:

  1. Non je ne regrette rien: Ediney Santana said...
    pena que a alegria não esteve presente no recital
    Marília Marques said...
    Mas se fizeram presentes alguns bons poetas e suas produções.
    Posso dizer, Ediney, parabéns pela poesia.
    O Neto do Herculano said...
    Estive presente nos últimos anos
    (em 2008 como convidado entre os sete poetas) pena não ter comparecido neste.
    Valdelice Santos said...
    Poxa, Marilia ;( Vc sabe como eu sou atrapalha, né?? Eu fui para esse caruru, mas fui para o endereço errado. Só soube o lugar certo quando estava indo de volta pra casa. Enfim... perdi, mas no próximo irei:)
    Jeferson Cardoso said...
    Querida Marília; gostei muito da definição poesia e poema de João de Moraes.
    Segundo Angelus Silesius: "Temos dois olhos. Com um nós vemos as coisas do tempo, efêmeras, que desaparecem. Com o outro nós vemos as coisas da alma, eternas, que permanecem."
    Abraços.

    Gostaria de contar com seu voto para o Top Blog 2010, últimos dias. Na primeira fase fui bem votado, mas na segunda estou ficando para trás. Preciso que os amigos entrem no meu blog e clicando no selo Top Blog preencham os campos nome e email, e depois confirmem. Ainda há chance, porém, não sem sua ajuda. Agradeço desde já.

    Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial