Blogger Template by Blogcrowds.

Espaços para arte em Cachoeira

Por Marília Marques
mariliadelimamarques@hotmail.com


Em Cachoeira, cidade histórica, se destacam duas casas que abrigam a diversidade das linguagens artísticas do Recôncavo; o Pouso da Palavra e o Sebo Café-com-Arte Ana Nery.

Pouso - Em 1991, o poeta Damário DaCruz, com recursos obtidos a partir da publicação das 4ª e 5ª edições de seu poema ‘’Todo risco’’, reformou um sobrado situado na Praça da Aclamação e inaugurou no ano 2000 o Pouso da Palavra.

O Pouso, como é popularmente conhecido, surgiu da necessidade em abrigar as obras do proprietário, também poeta, jornalista e fotógrafo; além das obras de outros artistas do Recôncavo. O ambiente possui decoração personalizada, riqueza de detalhes, antiguidades e peças de outros países. De acordo com Damário, a escolha dos artistas que expõem suas obras no espaço é feita através de convites ou análise da qualidade dos quadros dos pintores que o procuram. Afirma também que em nove anos de existência o espaço recebeu por volta de 300mil visitas, sendo 60% delas de turistas brasileiros ou estrangeiros e 40% de estudantes.
Ao ser perguntado sobre projetos futuros de expansão do Pouso da Palavra, Damário DaCruz diz que pretende retomar um espaço no Rio Vermelho - Orla de Salvador - inviabilizado pela ocorrência do salitre, além da criação de um espaço em Lisboa / Portugal, em Luanda / Angola; e que deseja para Cachoeira a criação de mais 18 casas como o Pouso, de bom nível cultural.

Sebo Café-com-Arte Ana Nery - A chegada da UFRB, a dificuldade em se comprar livros baratos e a inexistência de um sebo nas cidades de Cachoeira e São Félix despertou em Michel Bogdanowicz, 63, a idéia da implantação de um ambiente de incentivo à leitura na cidade. Para se ter uma idéia do sucesso do empreendimento, foram vendidos, no período de um ano, cerca de 2.500 livros; ‘’São livros de literatura, romance, best-sellers, psicologia; uma série de obras inicialmente da minha coleção pessoal’’, explica o proprietário do sebo.
O Sebo expõe obras de arte e promove eventos culturais como lançamento de livros, mostra de cinema, a exemplo do CineCaos; apresentação de grupos musicais que tocam Blues, Jazz e MPB, revelando a quem chega o estilo aconchegante do ambiente.
A divulgação do espaço é pensada através da existência de obras e da diversidade dos gostos. ‘’É uma escolha aleatória (das pinturas expostas). Tento trazer para cá os artistas mais famosos do Recôncavo. Apresento quadros, fotos artísticas, tudo misturado... Eu procuro esses artistas ou os próprios artistas me procuram o que ocorre na maioria das vezes. Não é nada rígido ’’ ressalta Michel.
Perguntado sobre como seu espaço contribui para democratizar o acesso à arte, Michel afirma que o Sebo Ana Nery é freqüentado tanto por turistas como por moradores, sendo que a maior freqüência é de professores e estudantes; ‘’Algumas outras pessoas se inibem pelo ambiente, muitos não se identificam (...). Exigimos apenas um comportamento ético ’’ , enfatiza.

É dessa forma que quem está na heróica Cachoeira encontra o  destino certo ao buscar o contato com as diversas formas de arte.


Onde encontrar:
Pouso da Palavra: Praça da Aclamação, nº 08, Cachoeira – Bahia
Sebo Café-com-Arte Ana Nery: Rua 13 de Maio / Próximo a Fundação Hansen Bahia.

7 Comments:

  1. Nina said...
    Comentar em alto tom que: o layout ficou ótimo. Bem melhor do que o anterior.

    Não, ainda não li essa sua matéria, mas li as outras postagens e adorei: o questionamento do verdadeiro conceito de arte.

    E pra falar também que não gosto de ser seguidora mas te linkei no meu blog.

    =]
    Nina said...
    mas, não.

    por isso te linkei *


    só corrigindo ;)
    Maria Garcia said...
    Bom saber desses locais para quando eu for a Cachoeira denovo!

    Obrigada pelas dicas
    Jose Ramon Santana Vazquez said...
    ... ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazon
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesia ...


    AFECTUOSAMENTE
    ABRE ASPAS




    jose
    ramon...
    Gabrielle Alano said...
    Cachoeira pode ter lá suas carências, mas não podemos negar que há espaço para a arte!

    --
    Mari, ótima matéria. E também amei o novo layout do blog. Como Nina disse, ficou melhor do que o primeiro.

    Sucesso! ;)
    SiC said...
    Pesquisando para escrever um post no blog que participo, encontrei o seu, muito bom, visitarei sempre, ahh coloquei um link pro seu post sobre cachoeira como hiperlink pra quem quiser se aprofundar terar uma grande ajudar lendo os seus...
    se quiser visitar e comentar ficarei honrado,
    http://dekasherazade.blogspot.com
    serenamente SiC
    Toni Caldas said...
    Muito bom. Atenção: Tem uns errinhos de ortografia (aspas, virgulas), mas não comprometem a qualidade.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial