O colecionador de carros antigos na cidade de São Félix, Jonas Carvalho, 81, formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, conhecido como Dr. Jonas, adquiriu do pai o primeiro carro da coleção, um Fiat 1928.
A paixão em guardar coisas antigas surgiu a partir desse primeiro carro que de acordo com ele é o de maior valor da coleção, avaliado em torno de 400 mil reais. Desde a década de 1980 Dr. Jonas expõe seus carros na oficina Chevrolet que é visitada principalmente por turistas que vêm à região.
Além de colecionar automóveis, o carismático Jonas também coleciona relógios, bicicletas, baús com livros de guerra e becas da época de juiz; esses objetos ficam em outro espaço também na cidade de São Félix.
Os carros, que já foram expostos em Salvador por 10 dias, são disponibilizados para eventos, em especial casamentos, nas cidades próximas; “E os automóveis também serviram de modelo para gravação da novela portuguesa 'Equador' na cidade”, como afirma o zelador do espaço há trinta anos, Gilberto Carvalho. Para expor tem uma série de critérios que devem ser atendidos, como aquisição de seguro e responsabilidade de quem tomará conta do local.
O início
Jonas não sabe como surgiu essa paixão por objetos antigos. “Guardo porque tenho mania de guardar, não sei o porquê, é uma vontade que vem de mim”, afirma. E acrescenta: “Mas as pessoas da cidade não valorizam, pois pouca gente entende.”
A qualidade dos motores é considerada pelo colecionador como superior aos motores modernos, a exemplo de bons modelos antigos tem-se o V8 e os canadenses. Quando é preciso repor peças são feitos pedidos de fabricação em Salvador ou em Feira de Santana, já que as peças não estão mais no mercado.
A fim de ressaltar um fato curioso, diz que um dos seus carros mais antigos, o Cemil 1952, transportou Getúlio Vargas em Salvador quando Jonas era garoto e o carro ainda pertencia a seu pai.
Os carros mais recentes da coleção foram comprados há dez anos e são o Landau, o Maverick, o Alfa Romeu e o Fiat 147.
Perguntado sobre sua paixão por colecionar ele ressalta com bom-humor que tem algo que também gosta muito: mulher!!! “Colecionar não posso, eu apenas gosto”.
Marcadores: Jornalísticos
10 Comments:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que achou??
As fotos ficaram muito boas!
Mas acho que a matéria de Dr. Jonas devia (devia mesmo) tratar da deficiência física dele. Não simplismente "ah, ele tem uma deficiência nas pernas...", não! Uma coisa que remetesse a algo tocante na historia dele - típico do meu texto, né não? (rs).
Sei também da pressa e das pressões de fim de semestre, mas vá outra vez lá. Aposto que daria uma exelente matéria
Só cuidado com as propostas indecorosas! (rs)
Mas as fotos poderiam ser maiores, né meu bem?!
E mais uma: a terceira foto não tá muito nítida!
Mas o texto nos faz esquecer isso, você arrasa.
Se ACHE!
________
Ps.: Esse homem coleciona várias coisas e ainda quer colecionar mulher?
rai aiiii
Vou entrar na disputa com ele e colecionar homens! kkkkkkkkkkk
Mas as fotos poderiam ser maiores, né meu bem?!
E mais uma: a terceira foto não tá muito nítida!
Mas o texto nos faz esquecer isso, você arrasa.
Se ACHE!
________
Ps.: Esse homem coleciona várias coisas e ainda quer colecionar mulher?
rai aiiii
Vou entrar na disputa com ele e colecionar homens! kkkkkkkkkkk
Ótima sugestão de pauta. Uma matéria dessas é mesmo bem seu jeito de escrever no blog. Vou me arriscar, sim, a fazer sobre a deficiência dele!!!
Mas dessa vez serei precavida em não gravar certas partes da entrevista e se caso ocorrer de ficar alguma proposta registrada, lembrar de NUNCA te mostrar!! rsrs
Valeu pelo coment!! ;D
as fotos foram ampliadas e optei mesmo por tirar a terceira; realmente não estava nítida.
E quanto a sus pretensão em colecionar homens, quando atingir um nº rasoável me chame que eu mesma farei uma matéria para postar neste blog. E ainda de quebra avaliar o material da coleção!! :P
Sempre bom ter comentários seus por aqui.
BeijooOs
Se essa moda pega... (Tô lascada) rs
Bjim
Adorei
menina do sorriso largo!
=*
Sempre bom ter você por aqui, Ju - menina do abraço apertado.
Inté.