Blogger Template by Blogcrowds.

A implantação do pólo naval no Recôncavo baiano é guia para o desenvolvimento do turismo na região.

 Marília Marques e Lenise Luz.

 Potenciais turísticos da Bahia de Todos os Santos.
Na busca por incentivo ao turismo na Bahia de Todos os Santos, o Distrito Cultural, entidade que reúne instituições culturais locais, o empresariado de turismo e de cultura, a comunidade, o poder público local e estadual; tem elaborado projetos que abrangem as treze cidades do Recôncavo baiano e Salvador.

Os projetos visam o desenvolvimento cultural da região a fim de proporcionar o crescimento deste setor, que possui como prioridades os produtos turísticos do Carnaval, os setores artísticos, religiosos e gastronômicos; além do patrimônio material e da infra-estrutura que inclui investimentos no setor hoteleiro e a implantação do pólo naval.

Em 20 de abril deste ano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) concedeu a Licença Prévia para a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, localizado às margens da Baía do Iguape, em Maragojipe, no Recôncavo Baiano.
A implantação do Estaleiro representa investimentos de R$ 2 bilhões e, de acordo com o Governo do Estado, a Bahia será o quarto pólo de construção naval do Brasil o empreendimento vai ocupar uma área de cerca de um milhão de metros quadrados e a perspectiva é gerar oito mil empregos diretos. Sua produção será voltada para construção de sondas de perfuração, plataformas de produção, navios de apoio a operações e petroleiros.
 Projetos de desenvolvimento da região e apoiadores. 

Pólo Naval  -  A criação do pólo naval proporciona ao turismo na região incentivo principalmente ao setor de turismo náutico, que consiste na utilização de embarcações para fins de pesquisas, passeios e esportes. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado (SETUR) estima-se que o mercado náutico brasileiro movimente aproximadamente US$900 milhões/ano. Este é um dos poucos setores em que o turista continua gerando renda para o país visitado mesmo após retornarem ao seu país de origem; pois se fidelizam com o custo da permanência da embarcação no país visitado.

Os municípios que compõem a Bahia de Todos os Santos e que têm forte potencial para o turismo náutico são principalmente Jaguaripe, Salinas das Margaridas, Itaparica e Vera Cruz; além das cidades de Salvador, São Francisco do Conde, Cachoeira, São Félix e Maragojipe.

A implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu acarretará por um lado, geração de empregos, crescimento da renda do município e dos investimentos no setor turístico; além da criação de estações de tratamento de esgotos e de um sistema de drenagem para captação de água da chuva. Em contrapartida, segundo o Relatório de Impactos Ambientais (Rima), a implantação do estaleiro naval poderá provocar mudanças na paisagem local e necessitará de um projeto com base na sustentabilidade.






Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial